A história da raça nos leva para o antigo oriente, as primeiras referências a cães similares aos Pugs aparecem na China por volta de 1700 AC. Depois disso, no período das grandes navegações eles embarcaram nas grandes naus da Companhia das Índias, através dos portugueses, (sec.XVI) e os holandeses foram os introdutores do Pug na Europa.
Sabe-se que já no século XVII a realeza holandesa e inglesa possuía Pugs em suas comitivas. Mas foram os ingleses os maiores responsáveis pelo desenvolvimento da raça e aperfeiçoamento do padrão.
Os primeiros Pugs eram mais esbeltos, altos e com o focinho maior e mais proeminente; pinturas antigas e até esculturas mostram essa apresentação da raça.
Depois que os ingleses estabeleceram o padrão como conhecemos; hoje, a raça foi espalhando-se e tornou-se extremamente popular como o gorducho amigo das crianças, adultos e idosos; primeiramente na Europa e depois nos EUA.
Conhecida por alguns nomes diferentes ao longo da história, foi chamada na França de Carlin; na Itália de Carlino ou Doghino; na Inglaterra de Pug Dog (coisa pequena); e ainda hoje, é conhecido na Alemanha como Mops.
No Brasil, o Pug chegou na década de 50 como um cão raríssimo, eram poucas pessoas que possuíam um exemplar da raça, que era tido como muito caro e difícil de criar.
No entanto, nos últimos anos o quadro mudou. Depois da importação de diversos casais por criadores de quase todo país; a raça tomou um grande impulso, foi crescendo a ponto de se tornar a última moda entre os cães de companhia.
2 comentários:
Nossa!!!!!
Realmente o seu PUG esta lindo, lindo mesmo, e também as suas origens de seus avós paternos e maternos...
PARABÉNS VC ESTÁ DE PARABÉNS MESMO...
BJINHOS
TATY
GUARULHOS/SP 05 DE DEZMBRO DE 2007
Começando a criação com puguinhos tão lindos e de excelente linhagem, você só tem que colher SUCESSO!!!
PARABÉNS!!!
Bjs
Elaine (Canil Tairu)
Vitória da Conquista - Ba
10 de dezembro de 2007
Postar um comentário